Gestão & Operação

Relatórios gerenciais para a oficina: quais são os mais importantes?

Para obter uma gestão adequada no setor de centros automotivos, é importante contar com alguns recursos administrativos. Entre eles podemos citar os relatórios. Eles são essenciais para ser possível realizar análises precisas e tomar decisões certeiras para a empresa. Nesse sentido, o Onmotor pode te ajudar. Explicamos o que são e citamos os mais importantes relatórios gerenciais para a oficina mecânica. Quer manter o bom andamento do seu negócio? Então, defina quais informações você precisa e descubra como consegui-las abaixo!

O que são relatórios gerenciais?

Primeiramente, é importante entendermos o que são e para que servem os relatórios gerenciais. De forma resumida, são documentos que disponibilizam informações sobre prestação de serviços, lucro organizacional, cumprimento de prazos, entre outros.

Os dados obtidos são utilizados por gestores para avaliar a eficiência de atendimento e se é necessário reduzir custos, por exemplo. Cada modelo fornece as informações importantes para determinado objetivo. Esses documentos se tornam essenciais quando se trata de oficinas mecânicas, onde há uma grande rotatividade de clientes.

Veja 5 importantes relatórios gerenciais para a oficina mecânica!

1- Fluxo de caixa

Um dos principais relatórios gerenciais para a oficina mecânica é o de fluxo de caixa. Este documento fornece informações acerca de entradas e saídas de dinheiro. Além disso, ajuda a acompanhar como cada movimentação afeta o caixa da loja. Assim, é possível planejar futuros gastos e entender qual o melhor momento para efetuá-los, por exemplo.

2- Giro de estoque

Outro relatório importante para centros automotivos é o que fornece informações sobre a gestão de estoque. Este modelo confere a possibilidade de controle da entrada e saída de equipamentos, peças e máquinas, bem como produtos necessários para realização de alguns serviços. Ele se torna imprescindível para que não faltem itens importantes e seja preciso dispensar algum serviço. Assim, evita a perda de clientes ou trabalho.

3- Evolução

Se você desejar avaliar o crescimento da empresa, no geral, é preciso examinar a evolução. Esse é um dos mais importantes relatórios gerenciais para a oficina, visto que ajuda a analisar o andamento do negócio. Os dados fornecidos incluem:

  • quantidade de vendas feitas;
  • quantidade de serviços realizados;
  • número de novos clientes adquiridos;
  • número de clientes que permanecem preferindo o serviço da empresa, entre outros.

4- Satisfação

Algumas empresas disponibilizam um processo de avaliação da empresa pelo cliente ao final do serviço. Esses dados são demonstrados nos relatórios de satisfação e mostram se aqueles que foram atendidos gostaram do resultado.

Também é possível realizar esses testes com colaboradores. Eles devem avaliar a satisfação quanto às condições de trabalho. Pode-se gerar relatórios em softwares para analisar essa informação.

5- Análise de pagamentos

Por fim, entre os principais relatórios gerenciais para a oficina mecânica também encontramos o de análise de pagamentos. Este oferece informações sobre pagamentos e despesas. Assim, há um melhor controle quanto aos gastos e contas a pagar. Também torna simples a identificação do custo que pode ser cortado.

Onmotor: seu sistema de gestão para centro automotivo!

Seu centro automotivo está precisando de ajuda com a gestão? Conte com o Onmotor! Somos uma empresa que oferece software para oficinas mecânicas. Com ele, você obtém facilidade no cadastro de novos clientes, criação de modelos e na hora de montar orçamentos. Além disso, também pode contar com relatórios completos para ajudar na administração da sua loja. Quer garantir esses e outros benefícios? Entre em contato conosco e contrate nosso sistema!

Se prefere testar o software de gestão do Onmotor antes de contratar, você pode! Basta acessar a página de planos em nosso site e cadastrar-se. A partir desse momento, você terá acesso ilimitado ao nosso plano V12 de gerenciamento de oficinas por 5 dias. Isto de forma gratuita!

Compartilhe

Artigos recentes

Custos da sua equipe: como o DRE do On melhora sua gestão financeira

Descubra como analisar os custos da sua equipe para entender o desempenho financeiro da sua…

2 semanas atrás

Consulta rápida de clientes agendados com o Onmotor

Facilite o controle de clientes agendados e otimize sua gestão com o sistema Onmotor. Confira!

2 semanas atrás

Venda balcão: veja como o sistema Onmotor pode te ajudar!

Aumente a eficiência na sua venda balcão com o sistema Onmotor integrado. Confira!

2 semanas atrás

Just In Time: como o Onmotor e essa ferramenta se completam

Implemente o Just In Time aliado ao Onmotor e transforme a gestão da sua oficina…

2 semanas atrás

Sistema Onmotor: saiba como ajuda no controle financeiro da oficina!

Você sabe como um sistema especializado pode ajudar no controle financeiro da oficina mecânica? Leia…

2 meses atrás

Por que utilizar um sistema de bonificação de funcionários?

Não sabe como maximizar o desempenho da sua equipe? No artigo de hoje, o Onmotor…

2 meses atrás