Descubra como calcular o lucro da oficina automotiva!

Vemos uma pessoa tentando calcular o lucro da oficina automotiva.

Saber como calcular o lucro da oficina automotiva faz parte dos processos de gestão. Afinal, sem uma noção de gastos e ganhos, como saber o andamento do negócio? É necessário entender se existe uma rentabilidade mínima para que a empresa continue a funcionar. Além disso, caso não exista um lucro, será possível pensar em ações para contornar a situação e evitar contratempos.

Nesse sentido, o Onmotor preparou este artigo para te ajudar. Explicamos alguns conceitos básicos e mostramos como calcular o lucro da oficina automotiva. Quer garantir o melhor para sua loja? Continue a leitura!

Primeiro, vamos entender alguns conceitos

Antes de você saber definitivamente como calcular o lucro da oficina automotiva, é interessante ficar a par de alguns conceitos. Ou seja, entender o que envolve esse cálculo. Assim, saberá analisar seu resultado. Abaixo explicamos alguns deles. Acompanhe!

Lucro

Resumidamente, lucro é o conceito que define o valor recebido após a prestação de um serviço, do qual é subtraído o gasto necessário para realizá-lo. Ou seja, o quanto sobrou ao final do processo. No geral, esse número final deve ser positivo. Isto indica um bom andamento do negócio. Caso contrário, as chances de crescimento da empresa ficam reduzidas.

Lucro bruto x líquido

Existem dois tipos de lucros principais, o bruto e o líquido. Ambos definem condições diferentes referentes à saúde financeira da empresa.

O lucro bruto corresponde ao resultado da subtração das receitas totais de uma venda com os custos variáveis. Ou seja, tudo o que foi ganho na transição e os gastos para a realização do serviço ou desconto concedido, respectivamente.

Por sua vez, lucro líquido diz respeito à subtração da receita total com o custo total. Isto é, tanto os custos variáveis quanto os fixos (já previstos).

Por que devo saber calcular o lucro da oficina automotiva?

Saber como calcular o lucro da oficina automotiva é imprescindível para conceder boas condições ao negócio. Afinal, a partir dele definimos os preços, descontos e promoções que podem ser concedidos. Assim, é possível assegurar:

  • retorno financeiro de cada venda;
  • facilita o planejamento de possíveis gastos;
  • auxilia na concessão de descontos e promoções;
  • possibilita a comparação com os concorrentes.

Agora, veja como calcular o lucro da oficina automotiva?

Acima, quando explicamos os conceitos de lucro, tanto líquido quanto bruto, já resumimos como seria feito o cálculo. Agora, vamos lhe mostrar como fazê-lo, na prática.

Lucro corresponde ao resultado do custo subtraído do ganho gerado pela prestação de um serviço. Ou seja:

lucro total: valor da receita – valor dos gastos

Para calculá-lo é preciso ter alguns números em mãos:

  • total de gastos com despesas fixas;
  • total de gastos com despesas variáveis;
  • total de vendas;
  • custos necessários para a prestação dos serviços aos clientes;
  • custos para aquisição dos produtos comercializados.

Esses dados são essenciais e podem ser obtidos em relatórios financeiros. Se você conta com um sistema de gestão, terá acesso a esses números facilmente.

Saiba como o Onmotor pode te ajudar!

Entendeu o que é preciso para calcular o lucro da oficina automotiva? Saiba que o Onmotor pode ajudar seu centro automotivo ainda mais! Somos uma empresa que oferece sistema para oficina mecânica, um software de gestão para lojas que cuidam de automóveis.

Com nosso sistema, seu centro obtém auxílio para otimizar os processos da loja, bem como garantir uma maior organização. Além disso, a depender do plano escolhido, pode contar com relatórios periódicos de gastos, ganhos e, assim, obterá facilidade no cálculo do lucro.

Quer contar com essa ajuda? Então, fale já conosco! Oferecemos uma oportunidade de experimentar nosso plano de gestão mais completo por 5 dias grátis!