Atenção, gestor de centro automotivo! Notou a perda de lucro na oficina mecânica? Saiba que existem alguns fatores comuns que causam esse problema, como má gestão e não ter uma precificação correta, por exemplo. Assim, pode surgir essa questão.
Nesse sentido, com o objetivo de ajudar o seu negócio, o Onmotor preparou este artigo. Aqui, mostramos as principais causas dos prejuízos em mecânicas, além de 5 dicas para reverter a situação. Confira!
Fatores que causam a perda de lucro na oficina mecânica
Primeiramente, o Onmotor vai lhe apresentar as principais causas para a redução de lucratividade nas oficinas. Entre elas está a falta de controle de estoque. Mas, por quê? Esse fato se dá quando há um excesso de peças, por exemplo, no depósito. Isso faz com que parte dos produtos que já foram comprados fiquem parados sem estarem rendendo. É dinheiro parado. Da mesma forma, se houver falta de peças quando um cliente solicitá-las, por exemplo, ocorre uma perda de lucro.
Não ter um capital de giro é outra questão que leva ao aumento de prejuízos. Afinal, ele serve justamente para que o gestor entenda o lucro do centro automotivo. A partir dele, é possível entender o quanto entra, sai e qual o faturamento necessário, por mês, que a empresa precisa ter para se manter de pé. Caso contrário, o negócio pode atuar como se estivesse com alta margem de lucro, mas na realidade estar perdendo cada vez mais.
Entre outras questões que causam a perda de lucro na oficina mecânica, ainda podemos citar:
- usar a mesma conta para guardar o dinheiro pessoal e da oficina;
- não analisar e contar com fornecedores desconfiáveis;
- não contar com uma equipe devidamente capacitada e treinada;
- não fazer a precificação dos seus produtos e serviços adequadamente.
5 formas de resolver a perda de lucro na oficina mecânica
1) Invista no treinamento da sua equipe
Uma forma de fugir da perda de lucro na oficina mecânica é treinando sua equipe. Mas, não falamos apenas da capacitação quanto aos produtos e serviços a serem realizados. Eles são essenciais, porém, treinar seu colaboradores para realizarem bons atendimentos também é imprescindível. Isto é, quanto à educação e atenciosidade.
Já passou pela experiência de ir a uma loja e receber um mau atendimento? Você provavelmente ficou com vontade de ir embora e evitou voltar ali novamente. Isso faz os clientes se sentirem desconfortáveis e, ainda, que não se sintam bem-vindos. É importante proporcionar uma experiência agradável durante a permanência do consumidor no ambiente.
Além disso, a capacitação profissional também é necessária. Além de contar durante a realização dos serviços, se o cliente fizer uma pergunta técnica, o profissional deverá saber responder. Assim, o consumidor se sentirá confiante de que, se deixar o veículo dele ali, receberá um bom resultado.
2) Tenha cuidado com os prazos
Se preocupar com os prazos de entrega também é importante para não se ter prejuízos. Acontece que pode ocorrer um imprevisto. Esse faz com que um serviço de 45 dias dure 60, por exemplo. Já pensou em como seria se uma empresa acertasse uma data com você, mas depois pedisse para estendê-la em 15 dias? Se você já tiver feito planos, essa pode ser uma grande dor de cabeça. Um cliente seu pode achar que isso é usual e decidir não voltar, para evitar ter esse estresse novamente. Assim, há uma perda.
Por isso, quando for estipular um dia para a entrega, acrescente umas horas ou dias ao prazo. Assim, em caso de contratempos, não terá problemas. O cliente não fará cobranças antes do tempo.
3) Se preocupe em estipular um preço adequado
Também é preciso realizar uma precificação adequada dos serviços prestados e mão-de-obra para evitar a perda de lucro na oficina mecânica. Afinal, se você vender alguma coisa, seja produto ou serviço, por um preço abaixo, você terá um prejuízo, certo? Por isso, é essencial pesquisar e identificar os custos que você obtém. Anote-os e faça um cálculo para definir os gastos. Depois, acrescente o valor referente à execução.
Cuidado! Pesquise a média desses valores. Eles não devem ficar nem abaixo e, também, nem muito acima do mercado.
4) Cuidado com os seus fornecedores
Outra preocupação relevante é com os fornecedores dos produtos. Para atender com qualidade todos os clientes, é indispensável contar com as principais peças e acessórios. Por isso, você precisa assegurar que eles não fiquem em falta! Mas, como fazer isso? Contando com um fornecedor confiável! Pesquise-o e não deixe de falar com outros clientes dele, se possível. É interessante que ele tenha boas referências. Isso ajuda a entender se você está comprando peças e acessórios de qualidade.
5) Aprender a fazer uma gestão de estoque e capital de qualidade
Por fim, outra entre as principais preocupações de quem quer evitar o prejuízo na oficina é a gestão de estoque e capital.
O primeiro, é essencial para garantir que nada estará em falta no centro automotivo quando for necessário realizar um serviço. Assim, não há recusa de serviços, evitando a perda de lucro. E, como dito anteriormente, esse gerenciamento também afasta a possibilidade de ter dinheiro parado. Com ele, você conta apenas com o necessário e que será utilizado. Ainda evita que a validade de alguns produtos passe e eles não sejam usados, também. Nesse caso, seria dinheiro perdido.
Em relação ao controle de capital, também é essencial. Pois, como dito no início desse artigo, sua falta pode fazer com que ocorra um descontrole. Afinal, sem ele, não é possível identificar ao certo qual o ganho da empresa e quanto pode ser gasto. Assim, pode haver um gasto não planejado, que exceda o lucro mensal, causando a perda monetária.
Por esse motivo, é essencial contar com um gerenciamento adequado. Você pode fazer esse controle via planilha ou com um sistema especializado.
Onmotor: seu sistema para centros automotivos!
Este artigo te ajudou a ter ideias para resolver o problema de perda de lucro na oficina mecânica? Como dissemos acima, uma das formas de conseguir isso é contando com um software para centro automotivo. Nós podemos te ajudar com isso! O Onmotor é um sistema para mecânica. Com ele, sua oficina terá uma gestão de estoque, de lucro e precificação facilitados. Assim, você garante uma melhor organização da loja.
O sistema Onmotor oferece diversos tipos de planos, para você poder escolher o que melhor atende às necessidades do seu negócio. Entre em contato conosco e aproveite 5 dias grátis de teste do software!