Atenção, administrador do centro automotivo! Já teve problemas para achar peças ou materiais para a realização de um serviço e precisou recusar? Você precisa organizar o estoque de compras da oficina! Quer saber como? Abaixo, o Onmotor deixou algumas dicas. Confira!
5 dicas para organizar o estoque de compras da oficina
1) Separe as peças por categorias
Sabe quando você procura uma coisa específica, mas não acha por nada? Pois é, essa dificuldade é comum em oficinas mecânicas mal organizadas. Ferramentas em geral guardadas no mesmo lugar ou pneus para diferentes tipos de carros misturados podem causar confusão, além de atraso na execução do serviço. Também podem gerar danos à peças frágeis. A solução é separar por categorias! Nada melhor do que procurar algo e saber exatamente onde procurar!
2) Faça uma arrumação estratégica
E quando você está procurando alguma peça, mas ela está em um lugar de difícil alcance? Esse também pode ser um ponto de atraso na execução das tarefas diárias do centro automotivo. Por isso, é interessante organizar o estoque de compras de acordo com a demanda média da oficina. Coloque as peças e materiais que mais são utilizados no dia a dia em lugares de fácil acesso e manuseio!
3) Treine seus funcionários
Também é interessante explicar aos seus funcionários a importância de organizar o estoque de compras da oficina e mostrar como fazer. Assim, eles poderão ajudar a manter a ordem e garantir a otimização desejada com esse processo. Treine-os!
4) Realoque itens com baixo volume de vendas
No item 2, falamos da arrumação estratégica. Ela deve ser baseada na demanda. Porém, mesmo após realizada, é possível observar mudanças ao longo do tempo em relação ao comportamento dos consumidores. Assim, é importante sempre observar essa demanda. Em casos em que alguns itens estejam se saindo mal e tenham tido baixo volume de vendas nos últimos tempos, recomendamos realocá-los. Não tem problema se ficarem em locais de difícil acesso! Isso porque essa rearrumação pode ajudar a facilitar o acesso a outros produtos, com maior número de compras.
5) Planeje suas compras
Por fim, nossa última dica é sobre planejamento! Para organizar o estoque de compras da oficina é indispensável fazer a gestão adequada. Isto é, fazer o controle de entradas e saídas, do que precisa ser adquirida ou tem em excesso. É importante saber a quantidade de cada item e quantos são necessários por mês, por exemplo. Assim, garante-se uma boa organização e evita atrasos na produção!
Conheça o Onmotor!
Este artigo te ajudou a organizar o estoque de compras da oficina mecânica melhor? O Onmotor pode te oferecer ainda mais assistência! Possuímos um sistema para centros automotivos que permite fazer a gestão do estoque, bem como de todos os serviços da oficina. Ele facilita a emissão de notas e orçamentos, por exemplo, oferecendo otimização e simplicidade na administração. Visite nosso site e conheça mais sobre nosso software! Oferecemos 5 dias de teste grátis!
Em caso de dúvidas, entre em contato!