pandemia do coronavírus afetou todos os setores da economia e fez com que muitas empresas passassem por dificuldades. Com o mercado de reparação automotiva não foi diferente! Estabelecimentos do gênero tiveram que se reinventar para sobreviver aos tempos difíceis. Ao longo deste artigo, separamos algumas dicas de gestão de crise para oficinas para te ajudar a enfrentar este desafio de forma inteligente. Acompanhe!
Antes de tomar qualquer atitude, você precisa entender que crises são passageiras e depende de você manter seu negócio ativo. É preciso estudar sobre a economia global, identificar os riscos e pensar em estratégias para contornar a situação. Nesse sentido, é necessário ter cuidado redobrado com a forma como você conduz a sua gestão nos momentos de tensão. Manter-se positivo é essencial!
Já entendeu como a pandemia está afetando seus negócios? Agora o objetivo é pensar em ações práticas para evitar maiores prejuízos. A gestão de crise para oficinas começa com a definição de metas claras e alcançáveis para o seu empreendimento. Seja prático e foque no uso de recursos possíveis para escapar da instabilidade!
A gestão de crise para oficinas se mantém sólida quando se identificam os desejos e necessidades dos clientes. A partir disso, é mais fácil criar um diferencial para o seu negócio. Portanto, trabalhe com aquilo que lhe torna diferente da concorrência para atrair a atenção do seu público. Lembre-se que clientes sempre gostam de descontos, promoções, sorteios e brindes!
Os hábitos dos consumidores mudaram bastante desde o início da pandemia. Segundo um levantamento feito pela Continental, 69% dos motoristas estão preocupados com a manutenção de seu carro e 48% informaram que realizam a calibragem dos pneus a cada 15 dias. Estes números revisitam a necessidade de focar mais nesses tipos de serviços, aumentando sua divulgação nos canais de comunicação da oficina.
A presença online é muito importante para a gestão de crise para oficinas. Criar perfis nas redes sociais e alimentar seus canais com conteúdo relevante é uma ótima forma de manter seu público informado sobre as medidas de enfrentamento de crise. Além disso, ainda contribui para fortalecer sua marca no mercado de reparação automotiva.
A gestão de crise para oficinas não é suficiente se não pensarmos nas finanças. É preciso administrar o caixa do empreendimento com bom senso para poder respirar aliviado no futuro. Veja algumas boas práticas de controle financeiro:
Agora que você sabe tudo o que deve fazer para contornar a crise, conte com a nossa ajuda! O Onmotor é um programa para oficina mecânica que integra todos os dados que você precisa em um único lugar. Com ele você pode fazer a gestão completa do seu negócio de forma ágil e eficiente.
Faça seu cadastro gratuitamente e ganha 5 dias grátis no sistem V12. Fique ON você também!
Este artigo foi útil? Acesse nosso blog e leia mais sobre o assunto!
Descubra como analisar os custos da sua equipe para entender o desempenho financeiro da sua…
Facilite o controle de clientes agendados e otimize sua gestão com o sistema Onmotor. Confira!
Aumente a eficiência na sua venda balcão com o sistema Onmotor integrado. Confira!
Implemente o Just In Time aliado ao Onmotor e transforme a gestão da sua oficina…
Você sabe como um sistema especializado pode ajudar no controle financeiro da oficina mecânica? Leia…
Não sabe como maximizar o desempenho da sua equipe? No artigo de hoje, o Onmotor…