Gestão de crise para oficinas: como enfrentar desafios durante a pandemia?

gestão de crise para oficinas

pandemia do coronavírus afetou todos os setores da economia e fez com que muitas empresas passassem por dificuldades. Com o mercado de reparação automotiva não foi diferente! Estabelecimentos do gênero tiveram que se reinventar para sobreviver aos tempos difíceis. Ao longo deste artigo, separamos algumas dicas de gestão de crise para oficinas para te ajudar a enfrentar este desafio de forma inteligente. Acompanhe!

Saiba como fazer uma boa gestão de crise para oficinas!

Seja positivo!

Antes de tomar qualquer atitude, você precisa entender que crises são passageiras e depende de você manter seu negócio ativo. É preciso estudar sobre a economia global, identificar os riscos e pensar em estratégias para contornar a situação. Nesse sentido, é necessário ter cuidado redobrado com a forma como você conduz a sua gestão nos momentos de tensão. Manter-se positivo é essencial!

Foque no objetivo

Já entendeu como a pandemia está afetando seus negócios? Agora o objetivo é pensar em ações práticas para evitar maiores prejuízos. A gestão de crise para oficinas começa com a definição de metas claras e alcançáveis para o seu empreendimento. Seja prático e foque no uso de recursos possíveis para escapar da instabilidade!

Busque um diferencial

A gestão de crise para oficinas se mantém sólida quando se identificam os desejos e necessidades dos clientes. A partir disso, é mais fácil criar um diferencial para o seu negócio. Portanto, trabalhe com aquilo que lhe torna diferente da concorrência para atrair a atenção do seu público. Lembre-se que clientes sempre gostam de descontos, promoções, sorteios e brindes!

Adapte seus produtos e serviços

Os hábitos dos consumidores mudaram bastante desde o início da pandemia. Segundo um levantamento feito pela Continental, 69% dos motoristas estão preocupados com a manutenção de seu carro e 48% informaram que realizam a calibragem dos pneus a cada 15 dias. Estes números revisitam a necessidade de focar mais nesses tipos de serviços, aumentando sua divulgação nos canais de comunicação da oficina.

Esteja presente nas redes sociais

A presença online é muito importante para a gestão de crise para oficinas. Criar perfis nas redes sociais e alimentar seus canais com conteúdo relevante é uma ótima forma de manter seu público informado sobre as medidas de enfrentamento de crise. Além disso, ainda contribui para fortalecer sua marca no mercado de reparação automotiva.

Tenha um bom controle financeiro

A gestão de crise para oficinas não é suficiente se não pensarmos nas finanças. É preciso administrar o caixa do empreendimento com bom senso para poder respirar aliviado no futuro. Veja algumas boas práticas de controle financeiro:

  • negocie o pagamento com fornecedores e questões trabalhistas com funcionários;
  • faça promoções para vender produtos com pouca saída do estoque;
  • mantenha uma margem de lucro saudável para produtos que saem mais;
  • antecipe o recebimento do dinheiro das vendas feitas pelo cartão de crédito;
  • suspenda os investimentos de médio e longo prazo, priorize demandas urgentes.

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