Se interessa por automóveis e planeja montar o seu centro automotivo? Como qualquer negócio, isso não será uma tarefa simples. Faturar com os mais variados serviços possíveis que este estabelecimento permite trabalhar é tentador, mas para ter sucesso precisa de um plano. Pensando nisso, o Onmotor trouxe algumas dicas para te dar um “empurrãozinho inicial”. Confira!
Qual a diferença entre uma oficina e o centro automotivo?
Antes de mais nada, é importante definir que tipo de negócio você vai querer. O centro automotivo (também chamado de auto center) é especializado em manutenção, prevenção e check-ups do carro. As oficinas, por outro lado, são mais direcionadas para os reparos do dia a dia. Ou seja, se, por exemplo, um carro precisa de reparos preventivos, o auto center é a melhor escolha.
O que devo começar a pensar para montar um centro automotivo?
1- Tenha um plano de negócios
Qualquer empreendimento que esteja começando precisa ter, como primeiro passo essencial, um plano de negócios. Por isso, toda empresa precisa de um plano bem definido. No caso de um centro automotivo, não pode ser apenas alugar uma loja para consertar carros e lucrar com isso. Ele deve definir um objetivo para onde o seu empreendimento quer chegar.
2- Defina a sua oferta
Ao fazer uma análise da demanda, a partir do seu plano de negócios, você deve escolher os serviços que vai oferecer. Um centro automotivo pode se especializar em uma determinada área, como sistemas de ar condicionado.
No entanto, isso limitaria a quantidade de lucro que seu auto center poderia fazer.
3- Invista em seus equipamentos
Os equipamentos do centro automotivo são parte fundamental de sua identidade. A utilização de máquinas já usadas e obsoletas, pode passar uma imagem desleixada. Além disso, é preciso levar em consideração os custos de manutenção. Os problemas mecânicos que esses equipamentos podem gerar, também devem ser lembrados. Por isso, tente usar o que há de melhor no mercado.
4- Informatize seus dados
A informatização de serviços é a realidade de muitos negócios modernos. Isso evita que a empresa perca informações valiosas como ordens de serviço e notas fiscais. Ter essas informações no computador, de preferência com os arquivos salvos e armazenados como drive ou “nuvem”, pode salvar seu empreendimento.
5- Aposte em um atendimento diferenciado
Hoje, mais do que bons serviços, o consumidor busca melhores experiências! Por isso, invista em um atendimento de alta qualidade, um atendimento mais humanizado. Isso causará ótima impressão e aumentará a potencialidade de sua clientela. E isso pode ser conquistado de diferentes maneiras, padronizar seus canais de comunicação (WhatsApp, redes sociais, site), fazer programas de fidelidade, entre outras ações.
Conte com o Onmotor!
Este artigo te ajudou a entender melhor como começar a montar um centro automotivo? O Onmotor pode ajudar ainda mais o seu negócio!
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