Gestão & Operação

Saiba como analisar lucro da ordem de serviço no sistema Onmotor!

Entender quanto sua oficina vai ganhar em cada trabalho realizado é importante. Isso porque esse resultado é considerado no planejamento financeiro e ajuda a fazer uma boa gestão da loja. Quer calculá-lo? Neste artigo, o Onmotor mostra como analisar lucro da ordem de serviço em nosso sistema. Confira!

O que é lucro?

Resumidamente, o lucro é o fator financeiro que permite o financiamento da empresa. Isto é, a partir dele conseguimos identificar a possibilidade de investir em algo para melhorar o funcionamento da loja. Para calculá-lo, basta subtrair o valor ganho pelo gasto. Ou seja:

Lucro = ganho – custo

Ao fim da conta, é importante que esse número seja positivo. Caso contrário, significa que seu negócio não está indo bem e não pode investir em melhorias. Em geral, dizemos que o ideal é que o valor final dê 10% do custo.

Sistema Onmotor: veja como analisar lucro da ordem de serviço!

Agora que você já sabe o que é lucro, vamos mostrar como você pode analisá-lo a partir de OS – Ordem de Serviço. Siga o passo a passo no sistema Onmotor!

1- Acesse o cadastro do cliente

O primeiro passo no sistema Onmotor, para analisar lucro da ordem de serviço, é acessar o cadastro do cliente. A partir dos dados dele você conseguirá obter o valor desejado.

2- Crie uma ordem de serviço

Já acessou o cadastro do cliente? Agora, abra uma ordem de serviço. Faça o processo normal de qualquer OS, como:

  • anotar o problema relatado pelo cliente;
  • fazer checklist das demais peças para verificar se está tudo dentro da normalidade;
  • definir um diagnóstico.

3- Anote o que o veículo precisa

Depois que você obtém um diagnóstico, é possível identificar o que o veículo precisa. Há necessidade de quais produtos e quantos profissionais? Após definir, inclua na ordem de serviço. A partir daí, poderemos analisar o lucro da ordem de serviço.

4- Analise o lucro pelas reações do sistema

Por fim, para analisar o lucro basta observar as reações do sistema Onmotor. Em nosso software, você verifica um emoji na parte debaixo da tela. A reação dele te ajuda a identificar se o lucro está bom ou pode melhorar, baseado na porcentagem que você definiu como ideal. As possibilidades são as seguintes:

  • feliz: quando atinge o número ideal ou mais;
  • triste: quando está abaixo do número esperado;
  • bravo: quando o lucro é negativo. Ou seja, há prejuízo.

Se o lucro não for o esperado, você pode verificar opções de melhora. Isto é, aumentar o valor da mão-de-obra, por exemplo. Assim, pode certificar-se de que obterá um valor justo ao fim da prestação de serviço.

O lucro está bom? Pode mandar o orçamento para o cliente!

Onmotor: seu sistema de gestão completo!

Gostou de saber como analisar lucro da ordem de serviço? O sistema Onmotor pode te ajudar ainda mais! Com esse programa para oficina mecânica você conta com auxílio no envio de orçamentos, gestão de estoque, controle e emissão de Ordem de Serviço, entre outros itens. Se você deseja um software completo que atenda todas as necessidades de um centro automotivo, este é lugar certo. Oferecemos diversos planos e um teste grátis de 5 dias.

Entre em contato e obtenha ajuda no gerenciamento da oficina!

Compartilhe

Artigos recentes

Saiba mais sobre otimização de oficina com o sistema Onmotor!

Onmotor: veja 5 dicas para usar o sistema para conseguir a otimização de oficina. Leia…

2 semanas atrás

Como fazer análise de dados para sua oficina? Veja 5 passos!

Descubra como fazer análise de dados com o software de gerenciamento Onmotor e mude o…

2 semanas atrás

5 passos para melhorar a gestão de fluxo de serviços na sua oficina!

Descubra como o Sistema Onmotor pode otimizar a gestão do fluxo de serviços em sua…

3 semanas atrás

7 estratégias de como fazer pós-venda para fidelizar clientes!

Descubra como fazer pós-venda para fidelizar clientes. Leia o artigo e confira estratégias para fortalecer…

3 semanas atrás

Lucratividade: entenda o que ninguém te conta sobre margem e Markup!

Sabe como margem e markup podem ajudar a impulsionar seu negócio? No artigo, explicamos o…

2 meses atrás

Como construir relacionamento com o cliente e fidelizar na oficina?

Construa lealdade na sua oficina: confira dicas para construir relacionamento com o cliente e alcançar…

2 meses atrás