Mesmo com a modernidade e diversas formas de pagamento, a venda fiada ainda é realidade em pequenos estabelecimentos. Isso porque novos empreendedores acreditam que ser maleável no momento da compra é uma maneira de conquistar novos fregueses. Mas, nem tudo sai como esperado. Muitas das vezes, é preciso ficar cobrando dívidas ao cliente por longos meses, além de trazer prejuízos ao seu negócio. No artigo de hoje, o OnMotor ensina como parar de vender fiado na oficina. Confira a seguir!
A venda fiada consiste em oferecer um produto ou serviço ao cliente e não receber o pagamento na hora. Essa prática é muito comum em pequenos estabelecimentos locais, onde todos os moradores se conhecem. Ou seja, é o famoso “quando eu receber, eu te pago”.
Porém, podemos dizer que vender fiado na oficina mecânica é questão de sorte. Isso porque os clientes podem ser leais, honrar com a palavra e efetuar o pagamento posteriormente. Caso contrário, você terá dor de cabeça em lidar com caloteiros e ficar cobrando essas dívidas.
Muitos proprietários acreditam que vender fiado na oficina é uma maneira de fidelizar o cliente. Na teoria sim, mas esse hábito traz mais riscos do que benefícios para seu estabelecimento. Veja alguns deles:
Em primeiro lugar, seja mais rígido no ambiente profissional. Ao realizar serviços para um amigo ou familiar deixe claro que “amigos, amigos, negócios à parte”. Isto é, independentemente, do grau de intimidade, seu negócio precisa arcar dívidas com fornecedores, salários dos funcionários e demais despesas. Sendo assim, uma venda fiada poderia atrasar todo esse planejamento orçamentário.
Uma das opções para deixar de vender fiado na oficina é apostar na variedade das formas de pagamento. Antigamente, era comum apenas o pagamento em dinheiro, ou seja, à vista. Hoje, além das opções de cartões de crédito e débito, temos a transferência via PIX, Pic Pay e WhatsApp Pay.
Para não perder a venda e nem ter prejuízos com calote, tente uma negociação. Ou seja, um preço que fique bom para ambos os lados, tanto para a oficina quanto para o cliente. Nesse sentido, vise oferecer descontos para pagamentos à vista ou vendas combinadas. Por exemplo, na compra de um peça automotiva, terá desconto no serviço da instalação.
Uma clássica desculpa para comprar fiado é dizer que não tem dinheiro agora e paga quando receber. Pensando como cliente, existe um receio do produto acabar e ele ficar sem. Nesse sentido, sugira outra data de compra para o cliente. Experimente dizer que deixará o produto reservado em seu nome, quando puder, ele retorna a loja e finaliza a compra.
Por fim, para evitar vender fiado na oficina, aposte numa comunicação visual e bem-humorada. Nesse caso, aposte em placas de avisos decorativas próximas ao caixa do estabelecimento. Confira algumas sugestões divertidas:
Anotou as dicas de como parar de vender fiado na oficina? Conheça o sistema OnMotor. Nosso programa para oficina mecânica oferece soluções administrativas para otimizar a gestão completa do seu negócio. Entre em contato conosco e fique ON!
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