Quando falamos da gestão de oficinas com qualidade, surgem vários impecilhos e itens que devemos manter um bom controle. A ordem de serviço (OS), por exemplo, é um dos documentos mais importantes para a gestão de uma oficina. Afinal, não só serve para organizar o trabalho que deve ser realizado. Ela também é essencial para o controle financeiro, gestão de estoque e acompanhamento do desempenho da equipe. Por isso, avaliar regularmente a saúde da ordem de serviço é fundamental para garantir que sua oficina esteja operando com eficiência máxima.
A seguir, o Onmotor lista algumas dicas para verificar a saúde da ordem de serviço e garantir a melhor festão. Veja!
Dicas para avaliar a saúde da ordem de serviço!
1) Verifique as informações
Primeiramente, você sabe quais são todas as informações que estão contidas na sua OS? Todas elas são realmente necessárias? Alguma está faltando? Existe algo confuso? Essa é uma das principais preocupações quando falamos da otimização da gestão e controle de um negócio.
Uma ordem de serviço deve ser clara e detalhada. Assim, evita erros e retrabalhos. Certifique-se de que todas as informações, como o serviço solicitado, os prazos e os materiais necessários, estejam descritas de forma precisa.
2) Analise o tempo de execução
Quanto tempo sua equipe leva para concluir as ordens de serviço? Avaliar o tempo de execução ajuda a identificar gargalos no processo e áreas onde a eficiência pode ser melhorada. Afinal, o ideal é que esse processo seja o mais rápido possível, principalmente se o fluxo de clientes e serviços na sua oficina for elevado. Você deve garantir maior facilidade no preenchimento do documento. Se uma OS está demorando mais do que o esperado, pode ser um sinal de que há problemas na gestão de recursos ou na capacitação da equipe.
3) Acompanhe a satisfação do cliente
Outra forma de avaliar a saúde da ordem de serviço é entendendo o que se cliente pensa ou acha. Uma OS bem executada deve resultar em um cliente satisfeito. Use feedbacks para avaliar a qualidade do serviço prestado e identificar possíveis melhorias. Isto é, fazer o processo mais rapidamente e deixar os dados do documento mais claros, por exemplo. Clientes satisfeitos são a melhor prova de que sua oficina está no caminho certo.
4) Automatize os processos
Automatizar a criação e gestão de ordens de serviço com um software especializado pode transformar a operação da sua oficina. Integração com controle de estoque, financeiro e histórico do cliente são funcionalidades que otimizam o tempo e reduzem erros. Afinal, garantem maior rapidez no processo, uma vez que é feito quase “sozinho”. Além disso, reduz erros e garante um maior controle financeiro.
Manter a saúde das suas ordens de serviço em dia é um dos pilares para garantir a eficiência e lucratividade da sua oficina.
Dica extra: Integre a ordem de serviço com o sistema de gestão da oficina
Para maximizar a eficiência e o controle sobre as ordens de serviço, uma ótima dica é integrar a OS com o sistema de gestão da oficina. Essa integração permite que todos os processos, desde a criação da OS até o acompanhamento da execução e faturamento, sejam gerenciados de forma centralizada e automatizada. Você pode encontrar todas as informações em um só lugar, facilitando a gestão e garantindo a coerência de dados.
Garanta praticidade enquanto evita erros e dor de cabeça!
Fale com a nossa equipe!
Quer melhorar ainda mais a gestão da sua oficina? Conheça o software de gestão para oficinas do Onmotor! Com ele, você automatiza processos, controla estoque, gerencia ordens de serviço de forma eficiente e muito mais. Ademais, garante acesso das informações em tempo real (quando há mudanças, elas são atualizadas em todos os dispositivos), relatórios detalhados, melhore o atendimento aos seus clientes, e mais! Experimente grátis por 5 dias e veja a diferença na produtividade e no lucro da sua oficina. Em caso de dúvidas, entre em contato!
Gostou deste artigo sobre como melhorar a saúde da ordem de serviço? Em nosso blog, você encontra outros conteúdos úteis como este!