Reparação automotiva: tendências para adequar sua oficina!

Reparação automotiva: tendências para adequar sua oficina

Atenção, administrador! O final do ano chegou e você já está preocupado com o faturamento do próximo período? Pois saiba que existem algumas tendências no setor de reparação automotiva que prometem chegar com tudo. E, caso você não queira baixar seus ganhos e oferecer um serviço ainda mais qualificado, é bom ficar de olho. No artigo de hoje, o Onmotor preparou algumas dicas principais para você se adequar e não perder para a concorrência.  Confira agora! 

5 tendências de reparação automotiva para sua oficina!

1 – Usar equipamentos tecnológicos

Junto com novas tendências, chegam cada vez mais novas tecnologias e, consequentemente, o padrão de exigência dos consumidores fica mais alto! Dessa forma, se você quer se diferenciar, principalmente no setor de reparação automotiva, é preciso investir em tecnologia. 

Isso vale para serviços e até softwares. Mas, falando em produtos, imagine que uma nova máquina pode acelerar o tempo que um atendente faz o diagnóstico de um carro. Ou até mesmo uma coisa simples de trocar pneus. Verifique o que facilita o trabalho e pode agregar mais valor ao seu serviço.

2 – Investir em um bom sistema de gestão

Ainda do lado das tecnologias, o mesmo vale para o sistema de gestão. É preciso estar preparado para produtos mais diferenciados e específicos. Se você já tem um sistema de gestão, atualize-o. Você precisa de ferramentas que estão obsoletas? Será uma uma nova função não poderia otimizar a entrega de um carro, por exemplo. Avalie o que está sendo buscado e adapte-se. Conte com um sistema que ofereça funcionalidades e ferramentas modernas para ter competitividade de mercado. Facilite a vida dos seus colaboradores e do cliente, é claro. 

Você precisa de um sistema que ajude a fazer o gerenciamento de forma simples e rápida. Um software eficaz ajuda até na produtividade. Isso sem falar no maior e melhor controle de tudo o que ocorre dentro da sua oficina. 

Pesquise por empresas que ajudem a medir custos, medir o nível de satisfação dos clientes e realizar alterações no seu negócio. Controle dados e tente extrair informações deles. Assim, você pode garantir o melhor padrão de qualidade além de acompanhar as tendências.

3- Preparar-se para atender mais carros coletivos

Que atire a primeira pedra quem não faz o uso de aplicativos de transporte. De uma forma geral, esse perfil de motorista está ficando mais exigente com reparos e manutenções. O carro fica mais na rua, roda mais e passam muito mais pessoas. Ou seja, o padrão de qualidade tem ficado mais alto e o setor de reparação automotiva está ainda mais exigente. 

Lembre-se que para atender – bem – a esses clientes você precisa, além de um serviço de qualidade, manter prazos e uma boa relação de custo-benefício. Desde o momento em que o cliente entra na loja, ele começa a fazer uma avaliação. Então, não deixe nenhum aspecto de lado e cuide para que todos estejam em harmonia. 

4- Apostar no treinamento da sua equipe 

Depois desses primeiros tópicos, nada adianta se você não tiver pessoal capacitado que possa acompanhar e implementar ações para seguir as tendências. Sendo assim, garanta que a sua equipe esteja atualizada. Ofereça cursos de especialização. Eles ajudam os colaboradores a atender com mais eficiência todos os perfis de clientes.

5 – Pensar em diferenciais voltados para experiência do cliente

Depois de garantir os itens acima, a última tendência que vamos falar é voltada para a experiência do cliente. Como já citamos, os padrões de exigência estão cada vez mais altos. Além disso, eles esperam que o básico seja feito da melhor forma possível, que você ofereça algo a mais e ainda consiga conquistar a sua confiança. Essa é a etapa mais difícil. 

Lembramos que quando um cliente sai satisfeito da sua oficina, ele pode indicar seu nome para um ou dois amigos. Por outro lado, se ele não gostar, ele tem chances de contar sobre o mau atendimento para 8 ou 10 amigos. Ou seja, é muito mais difícil conseguir agradar. Mas, quando isso é feito de forma natural, o caminho fica mais fácil. 

Pensando nisso, pense em ações que façam com que o cliente perceba valor no seu serviço. 

Investir no relacionamento com os clientes é fundamental para garantir clientes satisfeitos. Você pode fazer desde aplicações de estratégias em marketing digital, até mesmo pensar em oferecer um novo tipo de serviço como atendimento a domicílio, por exemplo. As possibilidades são infinitas. Veja o que melhor se adéque à sua rotina e que caiba no seu custo-benefício. Qualquer ação para gerar mais vantagens e valor é válida. 

Com o sistema Onmotor sua oficina oferece mais reparos!

Este artigo te ajudou a entender quais são as principais tendências do setor de reparação automotiva? Agora, se você quer garantir o melhor atendimento aos seus clientes, contrate o Onmotor! 

Nosso sistema para oficina mecânica conta com diversas funcionalidades que ajudam a assegurar qualidade no atendimento. Com ele, você pode fazer o cadastro de clientes, gerar relatórios de análise, ter facilidade na emissão de OS e NF. Seu trabalho é simplificado e as informações são integradas com a equipe. 

Entre em contato e contrate já! Atenção: Você também pode testar o sistema por 5 dias grátis. Aproveite!