Gestão & Operação

Reclamações no centro automotivo: entenda o que causa essas questões!

É novo na gestão e tem medo de levar reclamações no centro automotivo? Existem algumas questões clássicas que podem causar problemas com os clientes e podem ser evitadas. Para ajudar, o Onmotor preparou este artigo. Aqui, apresentamos o que pode gerar esse contratempo. Acompanhe e garanta o sucesso da oficina!

Conheça as causas das reclamações no centro automotivo!

1- Pediu uma reparação, mas o problema persistiu

Uma das principais causas para reclamações em centro automotivo é a falta de resultado satisfatório. Acontece que algumas vezes o cliente solicita um serviço, mas não recebe uma solução definitiva: o veículo continua apresentando problemas! As causas podem ser relacionadas ao uso de peças com defeito de fábrica ou realização do serviço por funcionários não qualificados.

Nesse caso, é sempre importante ter alguém para supervisionar os processos e revisar as peças compradas antes de utilizá-las no carro do cliente. Cuidado!

2- Cobrar por peças usadas, mas que não estavam previstas no orçamento

Outro erro cometido por oficinas automotivas que geram reclamações é usar peças não orçamentadas. É comum que, durante a realização do serviço, surja a necessidade de usar itens não previstos. Porém, não é interessante utilizá-los sem avisar previamente o cliente, pois precisam ser cobrados. E se o cliente não concordar com o preço final e decidir não aceitar?

Uma vez que o cliente não autorizou o uso da peça, se ele não quiser pagar, tem o direito de fazê-lo. Por isso, sempre que ocorrer essa necessidade, entre em contato com o consumidor e avise, perguntando se ele concorda com a alteração.

3- Receber um atendimento não qualificado

Já tentou explicar sobre o seu problema ou o serviço que desejava contratar, mas o atendente não sabia o que fazer? Ele provavelmente não foi treinado adequadamente. A mesma coisa pode acontecer na oficina. Quando o funcionário que irá falar com o cliente não é qualificado, pode ocorrer falha na comunicação. Isso causa frustração e reclamações no centro automotivo. E, como consequência, o consumidor pode optar por visitar outro estabelecimento. Esse é um dos principais problemas de uma oficina mecânica.

Segundo uma pesquisa da HBR, 56% dos clientes dizem ter que explicar duas vezes o problema para o atendente entender. Isso pode prejudicar de cara a relação com o cliente, interferindo também a longo prazo. Para evitar isso, treine seus funcionários! Garanta que saibam, ao menos, responder sobre as principais questões!

Onmotor: sua solução em sistema para oficinas automotivas!

Achou este artigo útil? Se você tem uma oficina mecânica, pode estar precisando da nossa ajuda. O Onmotor é um sistema para centros automotivos. Com ele, você consegue visualizar relatórios personalizados, emitir ordens de serviço e notas fiscais de forma facilitada, entre outros. Auxilia na otimização dos processos da oficina. Precisa dessa solução? Entre já em contato!

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