É novo na gestão e tem medo de levar reclamações no centro automotivo? Existem algumas questões clássicas que podem causar problemas com os clientes e podem ser evitadas. Para ajudar, o Onmotor preparou este artigo. Aqui, apresentamos o que pode gerar esse contratempo. Acompanhe e garanta o sucesso da oficina!
Uma das principais causas para reclamações em centro automotivo é a falta de resultado satisfatório. Acontece que algumas vezes o cliente solicita um serviço, mas não recebe uma solução definitiva: o veículo continua apresentando problemas! As causas podem ser relacionadas ao uso de peças com defeito de fábrica ou realização do serviço por funcionários não qualificados.
Nesse caso, é sempre importante ter alguém para supervisionar os processos e revisar as peças compradas antes de utilizá-las no carro do cliente. Cuidado!
Outro erro cometido por oficinas automotivas que geram reclamações é usar peças não orçamentadas. É comum que, durante a realização do serviço, surja a necessidade de usar itens não previstos. Porém, não é interessante utilizá-los sem avisar previamente o cliente, pois precisam ser cobrados. E se o cliente não concordar com o preço final e decidir não aceitar?
Uma vez que o cliente não autorizou o uso da peça, se ele não quiser pagar, tem o direito de fazê-lo. Por isso, sempre que ocorrer essa necessidade, entre em contato com o consumidor e avise, perguntando se ele concorda com a alteração.
Já tentou explicar sobre o seu problema ou o serviço que desejava contratar, mas o atendente não sabia o que fazer? Ele provavelmente não foi treinado adequadamente. A mesma coisa pode acontecer na oficina. Quando o funcionário que irá falar com o cliente não é qualificado, pode ocorrer falha na comunicação. Isso causa frustração e reclamações no centro automotivo. E, como consequência, o consumidor pode optar por visitar outro estabelecimento. Esse é um dos principais problemas de uma oficina mecânica.
Segundo uma pesquisa da HBR, 56% dos clientes dizem ter que explicar duas vezes o problema para o atendente entender. Isso pode prejudicar de cara a relação com o cliente, interferindo também a longo prazo. Para evitar isso, treine seus funcionários! Garanta que saibam, ao menos, responder sobre as principais questões!
Achou este artigo útil? Se você tem uma oficina mecânica, pode estar precisando da nossa ajuda. O Onmotor é um sistema para centros automotivos. Com ele, você consegue visualizar relatórios personalizados, emitir ordens de serviço e notas fiscais de forma facilitada, entre outros. Auxilia na otimização dos processos da oficina. Precisa dessa solução? Entre já em contato!
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