Gestão & Operação

Como calcular o preço da mão de obra para o orçamento da oficina?

Na preparação de um orçamento, um dos itens mais importantes é o preço da mão de obra. Ele deve ser calculado de forma a oferecer um valor justo, sem ser alto ou baixo demais. Caso contrário, pode levar a oficina a obter prejuízos e até mesmo perda de clientes. Por isso, é essencial saber definir o preço de forma adequada.

Nesse sentido, o Onmotor preparou este artigo com dicas para você calcular o preço da mão de obra. Continue lendo e saiba como preencher esse campo do orçamento!

Entenda como definir o preço da mão de obra!

A mão de obra se define como o trabalho realizado de forma manual para que um projeto seja realizado. Ele é diferenciado em duas categorias: direta – determinante na realização do serviço e indireta – responsável pela supervisão e apoio à produção. O valor desses trabalhadores deve considerar o número real de horas trabalhadas e o número-padrão de horas, bem como um salário definido por tempo utilizado. Abaixo, explicamos melhor como definir o preço da mão de obra!

1- Defina o valor da hora do mecânico

O primeiro passo para fazer a precificação da mão de obra é calcular o valor da hora dos seus trabalhadores. Qual a quantia ideal? Use o cálculo abaixo:

Salário do mecânico / dias trabalhados no mês / horas trabalhadas por dia
= valor da hora do mecânico

2- Pesquise os valores praticados no mercado

Nossa próxima dica é: faça uma pesquisa de mercado. Qual o valor da mão de obra que outras empresas utilizam? Tente pegar o preço de um serviço em outra empresa e descubra o preço do trabalhador dela. O seu está muito diferente? Tente se adequar!

3- Não use um preço único para todos os serviços

Já pensou que existem serviços que exigem mais esforço? Pois é, atividades mais pesadas pedem um valor aumentado do salário. Isso porque não é justo para o trabalhador exercer uma tarefa difícil recebendo pouco. Por isso, em serviços que exijam mais dele, pense em aumentar um pouco o preço da mão de obra no orçamento. Isto é, mantendo-o numa faixa aceitável ao cliente.

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