Gestão & Operação

Gestão de fornecedores: veja como fazer um controle de qualidade!

Atenção, dono de centro automotivo! Fazer uma boa gestão de fornecedores é essencial para assegurar a entrega dos itens em dia e evitar perda de prazos. Assim, além de garantir material para executar os serviços e recebimento de produtos para vender, garante a satisfação do cliente da oficina. Está com dificuldade para fazer a gestão de fornecedores? O Onmotor é especialista no controle desse modelo de negócio. Nós podemos te ajudar! A seguir, damos algumas dicas. Continue lendo!

O que é e para que serve o controle de fornecedores?

Basicamente, a gestão de fornecedores consiste na análise do desempenho dos parceiros de sua loja. É uma avaliação da qualidade, preço, eficiência e cumprimento de prazos, fatores essenciais que impactam qualquer negócio. O objetivo é entender se as funções estão sendo executadas adequadamente e, assim, garantir que suas parcerias são bons frutos para o negócio.

Dicas para gestão de fornecedores

1- Manter o histórico de negociações

Uma dica para garantir uma boa gestão de fornecedores é manter o histórico de negociações e compras realizadas com o parceiro. Isto é, os dados acerca das solicitações, como: datas, tempo de entrega, preços, padrão de qualidade. Essas informações, a cada pedido, devem ser anotadas. Assim, você pode avaliar sua manutenção ou se há desleixo. Com o tempo, algumas empresas podem cair no conforto e diminuir sua preocupação para com os clientes. Atenção!

2- Analisar o tempo e qualidade das entregas

Outro fator importante, que deve ser avaliado, é o tempo de entrega dos produtos solicitados. Geralmente, quando tem-se fornecedores fixos, eles já tem uma lista dos itens que você costuma adquirir. Por isso, já podem se preparar. No entanto, pode ser que a falta de atenção faça com que estejam despreparados. Assim, o tempo de entrega pode ser maior tendo chances de atrasos.

A qualidade dos produtos entregues pelo seu parceiro também deve ser analisada. Em alguns casos, após um tempo, por comodidade, podem oferecer itens de menor qualidade. Isso pode fazer com que a eficiência do seu serviço automotivo seja menor e, dessa forma, reduz a satisfação do cliente. É essencial ter cuidado com esses fatores para garantir sucesso na entrega da sua oficina como um todo.

3- Avaliar preço e custo-benefício periodicamente

Além disso, o preço e o custo-benefício dos produtos fornecidos pelos seus parceiros também devem ser avaliados. Isto é, periodicamente. Anote e, após 3 ou 6 meses, analise se o rendimento é o mesmo, se os itens realmente geram o resultado esperado e se o valor que está sendo pago é justo. Isso é importante para garantir que a manutenção da parceria é adequada e que vale a pena continuar comprando os produtos.

4- Contrate um software de gestão

Por fim, mas não menos importante, para fazer uma gestão de fornecedores qualificada, uma dica é contratar um software especializado. Consiste em ferramentas que fornecem as informações necessárias para essa tarefa ao gestor. Ele, dá acesso aos dados sobre o desempenho dos parceiros, de forma direta e simplificada. Assim, permite otimizar o trabalho do gestor.

O sistema Onmotor, por exemplo, oferece um gerenciamento online focado no setor de reparação automotiva. Sendo assim, fornece os recursos necessários para uma administração adequada, como uma janela exclusiva para manter o controle de parcerias. Ou seja, do desempenho, cumprimento de prazos, entre outros. Com ele, você garante administração completa e eficiente!

Conte com o sistema Onmotor!

Achou as dicas deste artigo úteis para melhorar sua gestão de fornecedores? Agora, para garantir eficiência nesse controle, conte com um sistema especializado! O Onmotor oferece um software para centro automotivo de qualidade. Oferecemos todos os recursos necessários para um gerenciamento completo do seu negócio, como emissão de ordem de serviço, nota fiscal, relatórios personalizados, entre outros. Com ele, você assegura eficiência.

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