Você já parou para pensar nos custos operacionais de uma oficina mecânica? Pois é, esse modelo de negócio, para obter sucesso, precisa de controle e gerenciamento qualificado. Assim, evitam-se gastos excessivos e se garante que todos os processos ocorram como devem acontecer.
Mas, você sabe quais são os custos operacionais da oficina? Neste artigo, o Onmotor te conta. Ainda demos dicas para você reduzir os gastos no seu negócio. Confira!
Quais são os custos operacionais de uma oficina mecânica?
Primeiro, vamos conhecer os principais custos operacionais da oficina automobilística. Esse é o primeiro passo para começar o processo de reduzir e controlar melhor os gastos do negócio. Basicamente, esses custos se resumem aos seguintes itens:
Insumos de produção
Materiais como pastilhas e discos de freio, correias dentadas, amortecedores, baterias e pneus devem sempre estar disponíveis na oficina. Esses são itens que entram para a lista de custos operacionais, pois sem eles não haverá serviço entregue na oficina.
Contas de consumo
O fornecimento de contas como energia elétrica, água, telefone e internet também entram para a lista. São indispensáveis para garantir as condições de funcionamento de um estabelecimento e, também, oferecer conforto ao cliente. Porém, manter a organização é o ideal para garantir o controle desses custos.
Encargos trabalhistas
Também devemos incluir aqui os custos relacionados aos funcionários e colaboradores. O valor pago a eles se encontram entre os gastos operacionais, uma vez que são importantes para manter o lugar funcionando.
São esses itens que você deve controlar e ficar atento. A partir deles, de sua correta gestão, será possível reduzir os gastos excessivos da oficina. Além disso, outras atitudes podem ajudar nesse processo. Nós listamos alguns abaixo. Prossiga!
Como reduzir os custos operacionais?
1- Localize e registre as despesas
Agora, vamos aprender a reduzir os custos operacionais da oficina! A primeira dica do Onmotor é: entenda quais são suas despesas e registre-as. Esse é o pontapé inicial para acertar as finanças e melhorar a gestão financeira. Para isso, anote todas as entradas e saídas da empresa. Depois, analise as saídas, quais delas são despesas variáveis, que podem ser reduzidas.
Itens como água, luz, aluguel, alimentação e material de escritório entram para essa lista. Para diminuir os gastos, então, é possível otimizar esses custos, desligando a água e a luz durante o período que não estão em uso.
2- Estabeleça metas
Outra forma de reduzir os custos da empresa é estabelecer metas. Pense no que é possível mudar, como e até quanto. E, a partir disso, pode definir os objetivos concretos, que possam ser atingidos e realizados. Alguns exemplos:
- reduzir o consumo de energia em X%;
- diminuir o custo em troca de peças;
- aumentar a produtividade em X%.
3- Melhore a negociação com os fornecedores
A negociação com os fornecedores também pode fazer a diferença para diminuir os custos da sua oficina. Que tal conversar com eles e tentar reduzir os preços? Faça um acordo! Além de controlar bem o estoque, você mantém uma boa saúde financeira para o seu negócio.
Dica: existem softwares especializados que podem auxiliar nesse processo de controle de estoque. Busque utilizar um sistema qualificado e eficiente!
Onmotor: sistema de gestão completo!
Quer garantir um gerenciamento eficiente dos custos operacionais da sua oficina? Então, conte conosco! O Onmotor é uma empresa especialista em administração desse tipo de negócio. Contamos com um sistema para oficina mecânica completo, montado por uma equipe eficiente e qualificada. Com a ferramenta, você tem acesso aos mais diversos recursos para garantir um gerenciamento qualificado do seu negócio. Entre em contato conosco para conhecer melhor o sistema Onmotor!