Manter a saúde financeira é um dos pontos mais importantes para o funcionamento de qualquer empresa. Portanto, se você é dono de oficina, funilaria ou centro automotivo, e oferece um produto ou serviço ao seu cliente, é indispensável saber elaborar um orçamento justo. Pensando nisso, como muitos pequenos empreendedores têm dúvidas acerca de precificação ideal, o Onmotor desenvolveu um conteúdo que te ensina como montar um orçamento. Continue a leitura!
Afinal, como montar um orçamento corretamente?
1- Faça uma pesquisa de mercado
Para aprender como montar um orçamento em sua oficina, avalie pesquisar a faixa de preço dos seus concorrentes. Veja se os preços dos serviços semelhantes oferecidos estão na mesma média. Além disso, a pesquisa de mercado ajudará a sua oficina a se destacar entre as demais. Ou seja, você pode trabalhar estratégias de brindes e descontos que façam aumentar o lucro da oficina.
2- Pense nos custos e despesas
Antes de realizar um serviço mecânico e fazer um orçamento para seu cliente pense nos seguintes fatores determinantes. Por exemplo, o custo de cada peça trocada ou reparada e o preço da hora do profissional mecânico. Além disso, avalie também gastos indiretos, como materiais e ferramentas usados para a realização da atividade, energia elétrica, água, aluguel e outros serviços essenciais para manter o funcionamento da oficina.
3- Agregue valor ao seu serviço
Quando pensamos em como montar um orçamento, devemos lembrar de agregar valor ao serviço. Agora você deve estar se perguntando: qual a diferença entre preço X valor? Vamos lá!
Vale ressaltar que o preço do serviço prestado está ligado diretamente ao lucro e retorno monetário. Por outro lado, o valor do serviço está atrelado à experiência do consumidor. Ou seja, qual a importância e benefício que seu serviço oferece? Nesse caso, a sua oficina traz resultados positivos relacionados ao estilo de vida (mudança na estética do carro) ou necessidade (conserto de automóvel de trabalho) do seu cliente, por exemplo.
4- Considere as horas trabalhadas do mecânico
Valorizar o trabalho dos mecânicos é essencial para gerar credibilidade para sua oficina. Sendo assim, no momento de elaborar um orçamento, considere o preço da hora dos seus colaboradores. Nesse sentido, avalie a qualificação, experiência e proatividade dos seus profissionais. Quanto mais qualificado o mecânico for, mais valorizada sua hora trabalhada será. Visto isso, essa precificação deverá ser repassada no orçamento aos seus clientes.
5- Avalie formas de pagamentos
O valor final do orçamento pode variar devido à forma de pagamento escolhida pela sua clientela. Isso porque se o pagamento for feito no cartão — crédito ou débito — existe a possibilidade de ser cobrada uma taxa a mais que será repassada à bandeira responsável pelo cartão. Caso o pagamento seja feito no dinheiro, avalie a chance de oferecer descontos à vista. Em outras palavras, é possível afirmar que, ao longo desse ramo, é normal lidar com diversos clientes que não hesitam em pechinchar. Afinal, quem não garimpa por um descontinho?
6- Considere a garantia dos serviços executados
Fechando nosso guia de como montar um orçamento, analise a possibilidade de oferecer garantias ao seu cliente. Desse modo, tenha uma boa comunicação e alinhe as expectativas por parte do interessado e a realidade prevista pelos serviços ofertados.
Além disso, você pode almejar um diferencial e ter destaque entre os demais concorrentes. Ou seja, ofereça um prazo justo de garantia aos seus clientes. Já pensou algo não sai como planejado e sua oficina fica mal falada na região? Por esse motivo, seja claro com seus clientes e mostre sempre disponibilidade em atendê-los.
Conte com a ajuda do software para oficina mecânica!
Ainda tem dúvidas de como montar um orçamento? Conte com o sistema Onmotor! Nosso software conta com diversas funcionalidades que auxiliam no gerenciamento, serviço e atendimento da sua oficina. Nossa plataforma funciona em todo país. Possuímos planos que atendem à sua necessidade.
Cadastre-se grátis e ganhe 5 dias no plano V12!
Leia nosso blog e fique por dentro do universo de gestão de oficinas!