Sistema Onmotor: saiba como controlar o estoque com nossa ajuda!

Como controlar o estoque

Já sofreu com a falta de uma peça e teve de atrasar o prazo para a entrega do serviço? Isso significa que você precisa aprender a como controlar o estoque da sua oficina. Esses acontecimentos podem prejudicar a imagem do seu centro automotivo, bem como prejudicar o relacionamento com o cliente. Afinal, pode gerar um incômodo e até mesmo uma reclamação do consumidor.

Pensando em evitar situações desconfortáveis e dores de cabeça, o Onmotor preparou este artigo. Aqui, mostramos como você pode melhorar a estocagem com o auxílio do nosso sistema. Acompanhe!

Veja como controlar o estoque com nosso sistema!

1- Agrupe as peças em categorias

Um dos primeiros recursos do nosso sistema que você pode usar para controlar o estoque da sua oficina são as categorias. Isto é, agrupar as peças em seus grupos correspondentes. Por exemplo, molas. Elas devem estar na família “suspensão”. Essa divisão pode ajudar você a manter uma melhor monitorização sobre as peças no estabelecimento.

Para criar essas categorias, siga os seguintes passos:

  1. vá em “estoque” na parte superior da tela;
  2. selecione o tópico “família” ao lado esquerdo;
  3. na parte debaixo da tela, clique em “adicionar nova família”;
  4. selecione uma cor, decida o código e preencha a descrição;
  5. confirme as alterações.

Depois, vá em “criar”, cadastre uma peça. Nessa parte, será preciso selecionar a família correspondente a ela. Assim, será mais fácil de manter esse controle!

2- Utilize o campo de pesquisas para a verificação

Outra forma de como controlar o estoque é utilizar as pesquisas para verificar a situação das peças. Quais precisam ser repostas e quais estão em uma situação boa de estoque? Isso você descobre nesta área do sistema Onmotor! Veja como usar a seguir:

  1. clique em “pesquisar” no lado esquerdo da tela;
  2. em Estoque, selecione “Controladas” (aquelas peças que você estabeleceu uma quantidade mínima necessária para ter no estoque);
  3. em Reposição selecione a opção desejada, podendo ser “Precisam de reposição”, “Não precisam de reposição” ou “Ambos”. Sua escolha depende do que você deseja analisar. Quer ver o que precisa comprar? Clique em “Precisam de reposição”!

3- Recorra ao histórico para determinar a quantidade necessária

Você também pode utilizar o histórico da sua loja, ou seja, de compras e serviços, para te auxiliar. Essa é uma das ferramentas que te ajudam na questão de como controlar o estoque. Com ele, você consegue obter as informações acerca de uso de cada peça, podendo ser em determinado período, veículo ou tipo de serviço específico.

Dessa forma, não terá que repor seu estoque toda hora. Esse recurso ajuda a comprar a quantidade mínima necessária para um mês de trabalho, por exemplo. Assim, você garante o controle e se certifica de que não será necessário recusar nenhum serviço!

Veja como fazer essa análise:

  1. acesse o “histórico” dentro de “estoque”;
  2. selecione o período desejado;
  3. preencha os campos de interesse, que você deseja avaliar.

Fale conosco!

Já conhece o Onmotor? Temos um programa para oficina mecânica. Com ele, você consegue gerenciar seu estabelecimento por meio de relatórios, pode emitir OS e orçamentos personalizados. Além disso, o sistema permite um controle de estoque. Essa é uma das funcionalidades do nosso software.

Precisa desse auxílio especializado? Contamos com 6 planos e oferecemos 5 dias de teste gratuito. Entre em contato e contrate!