Gestão & Operação

Coisas que você precisa para atender bem seu cliente

É muito provável que do seu caminho de casa para o trabalho ou do trabalho para a escola dos seus filhos você passe por pelo menos uma oficina. Esse é um mercado muito competitivo. Você precisa estar atento para ganhar da concorrência e conquistar seu público. Por isso, o Onmotor, separou algumas dicas para você saber o que tem que ser feito para atender bem seu cliente que entra na sua oficina. Confira!

Depois que você já abriu sua oficina e já está tudo funcionando, chegou a parte mais importante: conquistar o público. Para isso, saber atender bem seu cliente é essencial. Um consumidor satisfeito é um consumidor fidelizado. Quando você o conquista, sua missão está cumprida. Além disso, um cliente feliz com a sua oficina aumenta as chances de novas oportunidades de negócio. A indicação boca a boca é uma das melhores estratégias de marketing.

Como atender bem seu cliente?

É essencial que depois que o cliente entre na sua oficina, ele tenha todas as suas expectativas atendidas. Sendo assim, separamos algumas dicas do que fazer para atender bem seu cliente e tornar a sua oficina referência na região.

1 – Equipe disponível para ajudar

Como o primeiro contato é o mais importante, seja ágil. Se o cliente entrou na sua oficina, ele precisa de você. Não o deixe esperando. Se o local estiver cheio, atenda e explique que aquela é uma situação atípica, mas que em breve ele será atendido por um especialista. Para atender bem seu cliente, você precisa criar um relacionamento e ganhar a sua confiança.

2 – Faça pesquisas

Depois que o serviço for finalizado é importante continuar o relacionamento. O pós-venda também é essencial. Tenha uma equipe para entrar em contato e descubra o que o cliente achou do atendimento e do serviço. As pessoas gostam de se sentir valorizadas e de dar suas opiniões. Escute, anote e providencie as melhoras. É nessas horas também que podem surgir elogios. Você pode oferecer programa de benefícios para quem responder às pesquisas, como brindes ou descontos em uma próxima visita.

3 – Resolva questões pendentes

Depois de realizar a pesquisa, você pode separar tudo que for reclamação e agrupá-las por categorias. Não adianta perguntar o que o cliente achou, ou uma sugestão se você não tem a intenção de melhorar. Tome medidas e organize as prioridades. Pense em soluções e não se esqueça de comunicar aos clientes que reclamaram que aquela questão já foi resolvida. Uma indicação de uma pessoa satisfeita pode te trazer novos negócios. Já um apontamento negativo pode impactar até 5 vezes mais.

4 – Tenha um atendimento personalizado

Não trate todos da mesma forma. Estude cada caso de uma forma e busque soluções efetivas. Para isso, seja honesto com o seu cliente. Se for atrasar a entrega de um serviço, avise. Se o orçamento ficar mais caro que o previsto, consulte antes.

Mantenha uma boa comunicação e entenda o perfil de cada um. Existem clientes que gostam de um contato mais pessoal. Outros preferem ser abordados de uma forma mais profissional e formal.

5 – Treine sua equipe

Nunca deixe um cliente achar que você ou alguém do seu time não sabe o que está falando. Mas para isso acontecer é preciso treiná-los. Todos da equipe têm que saber sobre os seus trabalhos em si. Mas, além disso, é muito importante que eles saibam como funcionam os processos internos. Para atender bem seu cliente, informe que eles devem ser solícitos e explicar com clareza as coisas para os clientes. E se não souber de algo, diga que vai buscar pela melhor opção em breve. Nunca deixe um cliente sem solução! Outra medida importante é não usar expressões negativas. Elas podem causar ruídos na comunicação e passar uma imagem errada para seu cliente.

6 – Seja transparente

Não vai entregar algo no prazo combinado? Ligue e explique o motivo antes de qualquer coisa. Mais do que saber que você faz um bom trabalho, o cliente precisa ter confiança na sua oficina. Ninguém gosta de ficar sem carro. E muitas pessoas dependem dele para trabalhar. Por isso, se surgir qualquer imprevisto, seja transparente e peça desculpas.

7 – Ofereça um ambiente confortável e acolhedor

Além de um serviço de qualidade, o ambiente físico da sua oficina também influencia na experiência do cliente. Mantenha o local limpo, organizado e com uma atmosfera agradável. Disponibilize assentos confortáveis, revistas atualizadas e até mesmo um café ou água enquanto o cliente espera. Um ambiente aconchegante transmite cuidado e atenção, contribuindo para uma experiência positiva e fazendo com que o cliente se sinta bem-vindo.

O Onmotor cuida da sua oficina para você cuidar do seu cliente

Essas dicas são fundamentais para atender bem seu cliente e construir uma relação sólida de confiança e fidelidade. Ao implementá-las, sua oficina estará no caminho certo para se destacar da concorrência e se tornar uma referência na região. Lembre-se sempre de colocar o cliente no centro de todas as suas ações e oferecer um atendimento que vá além das expectativas.

Como o nosso sistema você gerencia e automatiza processos e deixa sua equipe livre para cuidar do seu cliente. Não importa o tamanho da sua oficina ou centro automotivo. Temos diversos planos. Entre em contato e tire suas dúvidas.

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