Gestão & Operação

Por que fazer uma análise de desempenho em oficinas?

Sempre em busca dos melhores profissionais? Que tal observar o aprimoramento do que já estão com você? A análise de desempenho é uma ferramenta utilizada para mensurar a performance dos colaboradores ou áreas de uma empresa. Ela pode ser realizada periodicamente de acordo com as necessidades da organização. Entenda com o Onmotor como ela pode fazer a diferença na sua oficina!

Quais os objetivos de uma análise de desempenho?

1 – Desenvolvimento

O objetivo de uma análise de desempenho pode acontecer por várias razões, uma delas corresponde ao crescimento profissional ou pessoal. Aqui, deve-se identificar o potencial do colaborador e buscar a promoção das competências para concretizá-lo.

2 – Melhoria

Uma análise com foco em melhorias busca corrigir o desempenho. Isso ocorre quando os relatórios apontam uma performance longe ou fora dos padrões e requisitos esperados.

3 – Inovação

Consiste na criação de novas funções para aumentar a entrega de produtividade. É um fator determinante para o sucesso da empresa já que as organizações são constantemente chamadas a inovar.

4 – Smart

Para buscar resultados mais aprofundados para um negócio bem-sucedido, a metodologia smart pode auxiliar bastante. Ela tem sido usada com frequência desde o começo das contratações, uma vez que estabelece as metas a seguir. Ela se baseia em 5 pilares:

  1. uma medida claramente específica (specific, em inglês);
  2. uma medida claramente mensurável (measurable, em inglês);
  3. um patamar, dentro das possibilidades, atingível (attainable, em inglês);
  4. um fator realmente importante para empresa (relevant, em inglês);
  5. concretizáveis dentro de um prazo (time based, em inglês).

Por que realizar uma análise de desempenho em oficinas?

Toda organização que pretende evoluir com os seus negócios deve ter uma mentalidade voltada às pessoas. Com isso, uma boa análise de desempenho colabora para melhorar o atendimento e ter uma equipe com foco na qualidade da empresa.

Por possibilitar um panorama específico e geral, a empresa consegue observar os aspectos que precisam de melhoria para direcionar os esforços nesse processo de aprimoramento. Para oficinas mecânicas, isso é ainda mais importante. A satisfação do cliente é essencial para manter o negócio, principalmente com as mudanças do cenário pós-pandemia. Seja para a troca de peças ou dúvidas sobre serviços, os colaboradores precisam estar alinhados com os requisitos de qualidade exigidos pelo setor.

Além de tudo isso, uma avaliação de desempenho bem-feita consegue medir o quanto os funcionários estão ligados à filosofia da empresa.

Quais os tipos mais comuns de análise de desempenho que funcionam para uma oficina mecânica?

Conheça o Onmotor!

O Onmotor pode te auxiliar no dia a dia do seu negócio! Somos uma empresa que oferece software para oficinas. Contamos com 6 planos para você escolher o melhor, além de oferecermos 5 dias de teste grátis para conhecer melhor nosso produto. Entre em contato conosco e conheça melhor o sistema Onmotor!

Compartilhe

Artigos recentes

Precificação de serviços: como parar de cobrar “de cabeça”?

Não sabe como lucrar de verdade com a precificação de serviços? Descubra no artigo do…

2 dias atrás

Como montar indicadores de crescimento da oficina e entender o sucesso?

Como posso acompanhar sucesso com indicadores de crescimento da oficina? Leia o artigo e saiba…

2 dias atrás

Entenda a importância da capacitação de equipe!

Não conhece a importância da capacitação de equipe e não só dos gestores? Descubra no…

2 dias atrás

Como se preparar para a sazonalidade na oficina mecânica: entenda!

No artigo, entenda como lidar com a sazonalidade na oficina e manter o caixa em…

2 dias atrás

Saiba como manter sua oficina mecânica pequena organizada

No artigo, o Onmotor te mostra como manter sua oficina mecânica pequena organizada. Leia agora…

4 semanas atrás

Como usar um sistema de gestão para fidelizar clientes na oficina mecânica

No artigo, a Onmotor te mostra como um sistema de gestão pode ajudar a fidelizar…

4 semanas atrás