Sempre em busca dos melhores profissionais? Que tal observar o aprimoramento do que já estão com você? A análise de desempenho é uma ferramenta utilizada para mensurar a performance dos colaboradores ou áreas de uma empresa. Ela pode ser realizada periodicamente de acordo com as necessidades da organização. Entenda com o Onmotor como ela pode fazer a diferença na sua oficina!
Quais os objetivos de uma análise de desempenho?
1 – Desenvolvimento
O objetivo de uma análise de desempenho pode acontecer por várias razões, uma delas corresponde ao crescimento profissional ou pessoal. Aqui, deve-se identificar o potencial do colaborador e buscar a promoção das competências para concretizá-lo.
2 – Melhoria
Uma análise com foco em melhorias busca corrigir o desempenho. Isso ocorre quando os relatórios apontam uma performance longe ou fora dos padrões e requisitos esperados.
3 – Inovação
Consiste na criação de novas funções para aumentar a entrega de produtividade. É um fator determinante para o sucesso da empresa já que as organizações são constantemente chamadas a inovar.
4 – Smart
Para buscar resultados mais aprofundados para um negócio bem-sucedido, a metodologia smart pode auxiliar bastante. Ela tem sido usada com frequência desde o começo das contratações, uma vez que estabelece as metas a seguir. Ela se baseia em 5 pilares:
- uma medida claramente específica (specific, em inglês);
- uma medida claramente mensurável (measurable, em inglês);
- um patamar, dentro das possibilidades, atingível (attainable, em inglês);
- um fator realmente importante para empresa (relevant, em inglês);
- concretizáveis dentro de um prazo (time based, em inglês).
Por que realizar uma análise de desempenho em oficinas?
Toda organização que pretende evoluir com os seus negócios deve ter uma mentalidade voltada às pessoas. Com isso, uma boa análise de desempenho colabora para melhorar o atendimento e ter uma equipe com foco na qualidade da empresa.
Por possibilitar um panorama específico e geral, a empresa consegue observar os aspectos que precisam de melhoria para direcionar os esforços nesse processo de aprimoramento. Para oficinas mecânicas, isso é ainda mais importante. A satisfação do cliente é essencial para manter o negócio, principalmente com as mudanças do cenário pós-pandemia. Seja para a troca de peças ou dúvidas sobre serviços, os colaboradores precisam estar alinhados com os requisitos de qualidade exigidos pelo setor.
Além de tudo isso, uma avaliação de desempenho bem-feita consegue medir o quanto os funcionários estão ligados à filosofia da empresa.
Quais os tipos mais comuns de análise de desempenho que funcionam para uma oficina mecânica?
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