Mesmo que muitas pessoas tenham o sonho de ter seu próprio negócio isso não é uma tarefa fácil. Custos, investimentos, profissionais, capacitação, espaço e mercadorias são apenas algumas das preocupações iniciais. Mas se você ama carros e sempre sonhou em abrir uma oficina, veja as dicas que separamos para você começar do zero e fazer da sua oficina uma empresa de sucesso. Leia e prepare-se!
Se você é uma daquelas pessoas que cresceu no mundo dos carros, ou tem conhecimento automotivo, ou simplesmente quer ter o seu negócio, que tal pensar em abrir uma oficina? Em primeiro lugar vamos entender um pouco mais sobre esse mercado.
Mesmo em tempos de crise, o mercado automobilístico ainda se manteve aquecido. Dados do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Rio de Janeiro, Sindirepa RJ, mostram que existem mais 100 mil oficinas só no Brasil. Juntas elas geram mais de 760 mil empregos. E a maior parte delas são pequenas e médias oficinas localizadas nos estados do Sudeste.
Veja algumas dicas para começar do zero e ter mais sucesso com o seu negócio.
Em primeiro lugar, elaborar um bom plano de negócios faz com que você entenda o mercado e as dificuldades do setor como um todo. Além disso, é com ele que você tem uma ideia do que já é feito, seus concorrentes e traça suas metas e objetivos a serem alcançados a curto, médio e longo prazo.
Não estamos falando para você dar um passo maior que sua perna, mas a estrutura é uma parte fundamental se você quer abrir uma oficina. Você sabia que leva menos de um segundo para um cliente fazer um julgamento sobre você e seu negócio ? Preocupe-se desde os aspectos estéticos, até as instalações. Lembre-se que não basta ser bom, tem que aparentar ser bom. Encontre um local com tamanho adequado. Depois disso, equipe o local com as máquinas e infraestrutura necessária para atender bem os seus clientes. Atente-se ainda para a organização e higiene. Esse negócio de que oficina é um local sujo ficou no passado.
Investir em capacitação do pessoal é muito importante. Do administrativo ao mecânico. Todos precisam estar em sintonia com os valores do seu negócio. Além disso, você deve incentivar o estudo de novas tecnologias e tendências do mercado. Hoje em dia já começamos a ver pelas ruas alguns carros elétricos e modernos sistemas de injeção eletrônica.
Se você não tiver pessoal capacitado para isso, como atender a essa demanda que promete dobrar daqui para frente? Monte cursos, chame profissionais para palestrar dê explicações e se inclua no processo. Ao abrir uma oficina você também precisa estar atualizado.
Muitas pessoas desistem quando chega na parte burocrática. Ela demanda tempo e muita atenção, mas é essencial para manter tudo em dia. Pesquise os documentos que são exigidos por lei. Você não precisa incluir na sua lista problemas administrativos ou com Receita Federal. Corra atrás do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e veja como fazer para emitir a Inscrição Estadual.
Alvará e aprovação do corpo de bombeiros, por exemplo, são alguns dos registros exigidos.
Depois de tudo isso, quem não ia querer falar para todo mundo da nova oficina? O público existe, mas ele precisa te conhecer e ir até você. Chegou a hora de investir em marketing. Use as redes sociais com estratégias e trace objetivos. Tenha um bom site e organize a sua comunicação. Muitas vezes uma agência pode otimizar seu tempo e alcançar melhores resultados. Vale a pena investir.
Pesquise um software que permita fazer o gerenciamento online de oficina mecânica. Um sistema de gestão específico do ramo automobilístico auxilia no controle de processos e ainda faz a integração entre todas as atividades e setores. Resumindo, o sistema ainda pode automatizar algumas tarefas aumentando a produtividade das suas equipes.
Desde 2009, nosso software ajuda diversas oficinas a melhorarem seus processos. Podemos atender centro automotivos de qualquer tamanho com soluções efetivas. Conheça todos os nossos planos. Se tiver qualquer dúvida, entre em contato com a nossa equipe.
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