A embreagem do carro é composta de um rolamento, disco revestido com um material de alto atrito e o platô. Essa embreagem é parte do sistema de transmissão responsável por fazer a ligação mecânica entre o câmbio e o motor. Sendo assim, é peça fundamental para o funcionamento do carro e um dos componentes que poucos entendem quando trocar e como cuidar. Pensando nisso, o Onmotor trouxe algumas dicas. Confira neste artigo!
Que sinais a embreagem do carro manda ao motorista?
A troca de embreagem pode ser feita em carros com câmbio manual e também automatizados. Só os carros automáticos não precisam dessa troca. Alguns sinais que a embreagem do carro manda, quando precisa ser trocada, são:
1- Câmbio “arranhando” na hora da troca de marcha
Se, na hora da transmissão, for emitido um ruído áspero, comum a quando não se engatou a marcha corretamente, pode ser o caso de troca de embreagem. Tenha certeza que engatou da forma certa, antes de pensar nessa opção.
2- Dificuldade na hora de engatar as marchas
Se, ao invés de ouvir o barulho, o motorista sente que o câmbio não está encaixando direito, pode ser caso de troca necessária.
3- Pedal muito baixo
Observe se o curso do pedal de embreagem do carro é muito curto. Isso significa que não há muito espaço entre ele e o assoalho do carro. Se isso ocorrer, mas ele não exigir força para ser acionado, pode ser um sintoma de problema. Isso é mais comum em carros com 10 anos ou mais.
4- Embreagem instável e/ou imprevisível
Significa que não parece haver ponto certo para fazer o controle de embreagem. Isso acaba levando a trepidações ou engate brusco da marcha. Além disso, ao arrancar, o carro ameaça morrer quando o motorista começa a soltar o pedal de embreagem. Isso também é um sinal de que o sistema precisa ser revisado.
5- Embreagem “patinando”
Nesse caso, a rotação do motor sobe sem o carro aumentar a velocidade. Isso por conta do acoplamento incompleto entre disco e chapa de pressão.
O que fazer para aumentar a durabilidade da embreagem do carro?
A durabilidade da embreagem do carro varia bastante de acordo com o perfil de uso do veículo. Naqueles que rodam bastante na cidade, o componente costuma durar entre 50 e 100 mil km. Já nos veículos rodoviários, é bem comum que carros com mais de 150 mil km no hodômetro ainda estejam com o conjunto de fábrica.
Porém, todas essas questões podem ser afetadas por certos hábitos dos motoristas. Assim, evite:
- descansar o pé na embreagem do carro;
- segurar o carro na embreagem;
- usar a marcha errada;
- reduções bruscas;
- dirigir de maneira agressiva;
- excesso de carga.
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